REQUERIMENTO LEGISLATIVO: 71/2022

Informações da matéria
Autor: JOSE DACISO MAIA DE SOUSA
Data: 23/09/2022
Visualizações:
Ementa

MOÇÃO DE APOIO À LEI DO PISO DA ENFERMAGEM

Justificativa

REJEITAMOS A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) QUE SUSPENDEU A APLICAÇÃO DA MEDIDA, AINDA QUE TEMPORARIAMENTE, E DEFENDEMOS A NOSSA POSIÇÃO A FAVOR DA POLÍTICA SALARIAL DOS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM, QUE É OBJETO DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (ADI) Nº 7222, QUE DEVERÁ SER JULGADA POR ESTE TRIBUNAL.

A LEI DO PISO DA ENFERMAGEM (LEI Nº 14.434/22) É LEGAL, ESTÁ INSERIDA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, POR MEIO DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 124, REFERENDADA POR PARECERES JURÍDICOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF), DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (AGU), DA CÂMARA, DO SENADO E DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, APÓS MAIS DE TRÊS DÉCADAS DE LUTAS DA CATEGORIA.

PORTANTO, ESSA LEGISLAÇÃO É UM DIREITO ADQUIRIDO DE FORMA JUSTA E LEGAL, DA QUAL FAZ JUS TODAS E TODOS OS INTEGRANTES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA, QUE DIUTURNAMENTE CUIDAM DA SAÚDE DE TODA A POPULAÇÃO, DO NASCIMENTO À FINITUDE DA VIDA.

É IMPRESCINDÍVEL DESTACAR QUE, DIFERENTE DE OUTRAS PROFISSÕES DA SAÚDE E DE DIFERENTES ÁREAS, COMO EDUCAÇÃO, A CLASSE DA ENFERMAGEM É ASSALARIADA E NÃO USUFRUI, NA MAIORIA DAS CIDADES E ESTADOS, DE GARANTIAS OUTRAS, COMO GRATIFICAÇÕES DE RISCO OU INSALUBRIDADE.

ALÉM DE SER SUBMETIDA A REGIMES DE REMUNERAÇÃO INJUSTA, EM PARTES DE NOSSO BRASIL, INCOMPATÍVEL COM O NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E TÉCNICA, EXIGIDA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, PROFISSIONAIS SOFREM COM OS EFEITOS DAS PANDEMIAS QUE ASSOLAM A HUMANIDADE E TÊM AS VIDAS CEIFADAS EM UM SISTEMA PRECÁRIO E SEM INCENTIVOS.

ESSA OPRESSÃO PRECISA ACABAR E O PISO É PARTE DESTA ESTRADA DE REDENÇÃO. TODOS OS SERVIÇOS DE SAÚDE DO BRASIL, SEJAM PÚBLICOS OU SEJAM PRIVADOS, DEPENDEM DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM, POR ISSO, É CHEGADA A HORA DE VALORIZÁ-LOS.

NÓS, PARLAMENTARES DESTA CASA, REAFIRMAMOS O NOSSO COMPROMISSO COM TODA CATEGORIA (ENFERMEIROS, AUXILIARES E TÉCNICOS) E ATUAREMOS JUNTO ÀS ESFERAS DO GOVERNO, ÀS CASAS LEGISLATIVAS, AOS ÓRGÃOS DO CAMPO JUDICIÁRIO, E, EM ESPECIAL, JUNTO À SOCIEDADE.

IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DO PISO DA ENFERMAGEM JÁ!


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
23/09/2022 09:00:00 029ª (Vigésima Nona) Sessão ORDINÁRIA da de 23 de Setembro de 2022 mais ORDEM DO DIA  APRESENTAÇÃO  FAVORAVEL 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

DACISO MAIA

VEREADOR(A)

PDT

Autor

TIBURÇO EDUARDO

VEREADOR(A)

PSB

Subescritor

TIBURÇO EDUARDO

VEREADOR(A)

PP

Subescritor

TIBURÇO EDUARDO

1º SECRETÁRIO

PSB

Subescritor

TIBURÇO EDUARDO

1º SECRETÁRIO

PP

Subescritor

CICERO ROMÃO

VEREADOR(A)

PT

Subescritor

CICERO ROMÃO

VICE-PRESIDENTE

PT

Subescritor

CLEUSIVAN

PRESIDENTE

MDB

Subescritor

EDNEUDA FIGUEREDO

VEREADOR(A)

PP

Subescritor

DJALMA PAIVA

VEREADOR(A)

PDT

Subescritor

GILDO SOUZA

VEREADOR(A)

PP

Subescritor

GEIZA CASTRO

2º SECRETÁRIO

PSB

Subescritor

ZE DE JURANDIR

VEREADOR(A)

PDT

Subescritor

Corpo da matéria

OS VEREADORES E VEREADORAS QUE ABAIXO SUBSCREVEM, NA FORMA REGIMENTAL, APÓS OUVIDO O PLENÁRIO, ENCAMINHAM MOÇÃO DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 14.434/22, QUE INSTITUI O PISO SALARIAL DE ENFERMEIROS E ENFERMEIRAS, TÉCNICOS E TÉCNICAS DE ENFERMAGEM, AUXILIARES DE ENFERMAGEM E PARTEIRAS.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 Assesi. Todos os direitos reservados.